Agrupamento de Escolas
Barcelos
Foi criado no nosso agrupamento o grupo de trabalho “Formação em Serviço – Partilha de Saberes”, uma iniciativa que tem como principal objetivo valorizar as práticas pedagógicas e fomentar o desenvolvimento profissional contínuo entre as educadoras.
O grupo reúne-se mensalmente, na primeira quarta-feira de cada mês, constituindo um espaço de partilha de experiências, estratégias e projetos que têm revelado impacto positivo junto das crianças e das famílias.
A primeira sessão teve lugar no dia 1 de outubro e foi dinamizada pela educadora Ana Sofia, que apresentou o tema “As Estações de Vivaldi” e abordou formas de trabalhar este conteúdo em contexto de Pré-Escolar.
Com esta iniciativa, o agrupamento reforça o compromisso com a qualidade educativa e a promoção do trabalho colaborativo entre profissionais.
Mais uma quarta-feira de “Formação — Partilha de Saberes”!
O Departamento de Educação Pré-Escolar recebeu o Professor Carlos Oliveira, licenciado em Educação Física, que nos brindou com uma inspiradora palestra e atividades de motricidade.
Com recurso a materiais simples e acessíveis, como jornais e balões, o professor demonstrou diversas formas criativas de promover o movimento e o desenvolvimento motor das crianças nos nossos Jardins de Infância.
Foi uma tarde cheia de energia, partilha e aprendizagens significativas que certamente enriquecerão as práticas educativas no nosso departamento!
Em nome do Departamento de Educação Pré-Escolar, deixamos um sincero agradecimento ao Professor Carlos Oliveira , também à Lígia Faria foi uma sessão fantástica, da qual cada educadora saiu com novas estratégias e ideias muito interessantes para aplicar com as crianças nos JI.
No passado dia 25/02/26, o Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes reuniu mais uma vez no âmbito do trabalho colaborativo e da formação em serviço, promovendo a partilha de saberes entre docentes.
Nesta sessão, contamos com a apresentação da plataforma ClassDojo, dinamizada pelas colegas Patrícia e Teresa, do Jardim de Infância de Aldão, que explicaram ao grupo o funcionamento desta ferramenta digital e as suas potencialidades enquanto apoio ao trabalho pedagógico no Pré-Escolar, nomeadamente na facilitação da comunicação com as famílias.
Este foi um momento de aprendizagem significativa, vivido de forma inovadora, colaborativa e enriquecedora para todos os participantes.
O nosso agradecimento à Patrícia e à Teresa pela disponibilidade, partilha e contributo para a melhoria das práticas educativas.
02 de março de 2026